​Desempenho escolar em crianças prematuras: Concepções de professores, pais e alunos

​Artigo Publicado na revista “Temas sobre desenvolvimento, volume 13, nº 73, em março-abril de 2004.

Escrito por: LILIAN PINTO AMARAL 
Fisioterapeuta, Mestra em Educação e Professora da Universidade de Sorocaba
Resumo: 
A melhora dos cuidados intensivos neonatais tem proporcionado a sobrevida de crianças com idades gestacionais cada vez menores. Muitos estudos contemporâneos direcionados a esta população de recém-nascidos prematuros têm apontado para a relação entre prematuridade / baixo peso e dificuldades escolares.
Baseando-se nos supostos acima, conduziram-se os objetivos desta pesquisa que pretendeu analisar a concepção de professores, pais e alunos sobre o desempenho escolar de 10 crianças nascidas prematuras de baixo peso e que estavam cursando os primeiros anos do ensino fundamental.
O estudo teve como participantes as mães das crianças, as professoras e as próprias crianças. Todos foram entrevistados, e os dados computados. Obteve-se como principais resultados que o grupo de crianças com história de prematuridade e baixo peso aqui estudado apresentou comportamentos e dificuldades de aprendizagem comuns a todas, diferindo no grau de comprometimento em cada uma delas, como dificuldade de atenção, irrequietude motora, dificuldade no raciocínio lógico, escrita e leitura.

Palavras-chave: Prematuridade, recém-nascido, pré termo de baixo peso, desempenho escolar.

Clique no link abaixo para ler o artigo completo: