Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley III)

A Áurica – Terapêutica Especializada agora conta com mais um instrumento de avaliação para o atendimento à bebês e crianças pequenas. A equipe está habilitada a aplicar a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley III), traduzida e validada no Brasil neste ano de 2018, segundo os protocolos e padrões internacionais.

Trata-se de um instrumento lúdico, flexível, com excelente padrão de validade e confiabilidade, que permite a identificação precoce de problemas ou atrasos no desenvolvimento e ainda sinaliza a necessidade de avaliação mais aprofundada em alguma área terapêutica específica.

Essa escala consiste num instrumento de avaliação padronizado, utilizada para identificar atrasos no desenvolvimento de crianças pequenas, com menos de um mês de vida até 42 meses de idade, além de ser essencial para auxiliar o profissional no planejamento de intervenção.

Considerada uma avaliação “padrão ouro”, a escala Bayley é reconhecida como uma das melhores existentes na área de avaliação do desenvolvimento infantil no mundo todo, fornecendo resultados confiáveis, válidos e precisos do desenvolvimento da criança. A atual versão dessa escala (versão III) possui amostra contemporânea e representativa, apresentando melhora do conteúdo dos testes, melhora da qualidade psicométrica e, consequentemente, maior utilidade clínica.

O processo de avaliação que caracteriza a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley III) está subdividido em cinco domínios: Cognição, Linguagem (comunicação expressiva e receptiva), Motor (grosso e fino), Social-emocional e Componente Adaptativo, o que lhe confere o reconhecimento de referência internacional para avaliação de desenvolvimento.

A escala permite tanto uma avaliação quantitativa como qualitativa do comportamento da criança, ou seja, avalia sua atenção, compreensão das orientações, desempenho frente às tarefas e regulação emocional. Porém, a escala só pode ser aplicada por profissionais especializados e treinados. A forma como a escala é aplicada permite um maior envolvimento dos pais, o que também garante uma situação mais confortável para a criança, além de proporcionar momentos de orientação e aprendizagem para a família.

A Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley III) indica os pontos fortes, fracos e as competências do bebê ou da criança, o que permite o planejamento adequado de uma intervenção terapêutica e o acompanhamento da evolução das intervenções, sendo fundamental para um trabalho interdisciplinar objetivo e consistente.