Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, através da promoção em saúde, prevenção, avaliação, orientação, diagnóstico e terapia no que diz respeito as funções estomatognáticas (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala), assim como da função auditiva periférica e central em todas as fases do ciclo de vida.
O Setor de Fonoaudiologia da Áurica – Terapêutica Especializada tem a saúde da criança e do adolescente, como principal foco de atuação, visando melhora na qualidade de vida e integração social.
Trabalhamos com pacientes com comprometimento neurológico utilizando o método neuro-evolutivo Bobath, através de técnicas que auxiliam na postura e uso adequado da fonação, respiração e deglutição.
Além disso realizamos atividades em diversas frentes de atuação desde:
- Apoio e incentivo ao aleitamento materno;
- Orientação familiar quanto ao desenvolvimento da linguagem e aspectos cognitivos e formas de estimulação;
- Acompanhamento de bebês com indicadores de risco para o desenvolvimento global;
- Terapia fonoaudiológica para bebês e crianças com atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral decorrente de apraxia de fala, deficiência auditiva, deficiência mental; síndromes, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, sequelas de prematuridade, entre outras;
- Terapia dos distúrbios da linguagem escrita e de aprendizagem;
- Reabilitação das funções orais relacionadas à sucção, mastigação, deglutição e respiração;
- Orientação escolar.
Bobath e a Fonoaudiologia
Disfagia Pediátrica
Comunicação Alternativa
Outra especialidade do setor de Fonoaudiologia da clínica Áurica é a Comunicação Alternativa. O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication – AAC, então no Brasil, existem algumas terminologias como: Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), Comunicação Ampliada e Alternativa, Comunicação Alternativa. Mas em todas as expressões tem o mesmo objetivo, levar a criança a se comunicar de maneira funcional, dando a ela possibilidades de estratégias de acordo com a necessidade e potencial de cada um e acreditamos que em hipótese alguma, a comunicação alternativa inibe ou atrasa a fala, pelo contrário, ela vem de auxílio explorando e dando sentido no desenvolvimento da criança. Hoje existem vários tipos de comunicação e cada vez tem sido discutido novas e novas possibilidades de recursos e estratégias para implementação da comunicação. Alguns dos meios de comunicação existente:
PECS (Picture Exchange Communication System), conhecido aqui no Brasil, como Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. É um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. São estabelecidas 6 (seis) fases, podendo apresentar variações de acordo com o paciente.
PODD – Pragmatic Organization Dynamic Display, ou na tradução do português (Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática). Recentemente no Brasil, houve a primeira formação do Curso Oficial ao Sistema Introdutório que permeia o uso de estratégias de Comunicação Multi-Modal para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação, criado pela Australiana Gayle Porter.
Livros com pranchas com vocabulário essencial e acessório, elaboração de comunicação e pranchas com uso PCS (Picture comminication symbols), sistemas de simbólicos para uso funcional da criança.
Além do uso de tecnologia eletrônica como o iPad e smartphone, com possibilidades de aplicativos gratuitos e pagos para o acesso a comunicação da criança.
Lembrando que cada criança tem um perfil singular, e mediante a avaliação que será possível identificar qual meio a criança pode se beneficiar melhor.