Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, através da promoção em saúde, prevenção, avaliação, orientação, diagnóstico e terapia no que diz respeito as funções estomatognáticas (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala), assim como da função auditiva periférica e central em todas as fases do ciclo de vida.

O Setor de Fonoaudiologia da Áurica – Terapêutica Especializada tem a saúde da criança e do adolescente, como principal foco de atuação, visando melhora na qualidade de vida e integração social.

Trabalhamos com pacientes com comprometimento neurológico utilizando o método neuro-evolutivo Bobath, através de técnicas que auxiliam na postura e uso adequado da fonação, respiração e deglutição.

Além disso realizamos atividades em diversas frentes de atuação desde:

  • Apoio e incentivo ao aleitamento materno;
  • Orientação familiar quanto ao desenvolvimento da linguagem e aspectos cognitivos e formas de estimulação;
  • Acompanhamento de bebês com indicadores de risco para o desenvolvimento global;
  • Terapia fonoaudiológica para bebês e crianças com atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral decorrente de apraxia de fala, deficiência auditiva, deficiência mental; síndromes, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, sequelas de prematuridade, entre outras;
  • Terapia dos distúrbios da linguagem escrita e de aprendizagem;
  • Reabilitação das funções orais relacionadas à sucção, mastigação, deglutição e respiração;
  • Orientação escolar.

Bobath e a Fonoaudiologia

A criança que apresenta alguma desordem motora em decorrência de síndromes, paralisia cerebral ou outras patologias, necessita de um olhar individualizado e especializado na reabilitação. Quanto mais cedo a alteração neurofuncional for detectada, maior será a chance da criança ter um melhor prognóstico neuropsicomotor. Nesta perspectiva o Tratamento Neuroevolutivo Pediátrico – Conceito Bobath, tem por objetivo avaliar, planejar e tratar estas crianças com desordens neuromotoras entre 1 ano e meio até 14 anos, visando minimizar as perdas funcionais e maximizar as competências e habilidade.  O tratamento Bobath, em geral prioriza o alinhamento biomecânico e as capacidades funcionais do indivíduo através da facilitação de movimentos e posturas próximas do normal, com a intenção de aprimorar a função e a qualidade de vida dos pacientes neurológicos.  Você pode estar se perguntando! E a intervenção fonoaudiológica, como fica no Conceito Bobath? O Fonoaudiólogo com esta formação é um profissional capacitado, assim como o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional bobathiano para avaliar e manusear qualquer criança com desordem neuromotora, utilizando-se de recursos como bolas, rolos e principalmente as próprias mãos. A busca do alinhamento biomecânico durante o manuseio favorece ao paciente ganho nas adequações alimentares e nas atividades de estimulação de fala e linguagem. Estes manuseios específicos também ajudam a adequar e/ou adaptar alterações ocorridas pela lesão nas funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração.

Disfagia Pediátrica

A disfagia é definida como dificuldade em engolir o alimento, sendo mais recorrente em pacientes com disfunções neurológicas. Pode ocasionar desidratação e desnutrição, além de broncoaspiração ou aspiração laringotraqueal (quando o alimento, desce direto para os pulmões), resultando em pneumonias aspirativas. É importante uma avaliação Fonoaudiológica cautelosa e caso necessário, exames complementares como Videoendoscopia da deglutição (VED) e videodeglutograma/videofluoroscopia para melhor direcionamento, grau da disfagia (leve, moderado e grave) e conduta terapêutica. O processo de reabilitação fonoaudiológica, quanto mais precoce, melhores resultados, priorizando o raciocínio quanto fonoterapia sensório motora orofacial com exercícios ativos e passivos visando melhora na força, mobilidade e sensibilidades das estruturas envolvidas no processo de mastigação, sucção e deglutição, assim como estratégias com técnicas e manobras terapêuticas, com objetivo de restabelecer deglutição segura e funcional. Em alguns casos, podem melhorar o quadro em crianças com desmame precoce de sonda nasoenteral (SNE), assim, evitar o procedimento de gastrostomia –GTT (procedimento cirúrgico realizado no estômago). Para isso, se faz necessário, a avaliação de profissional especializado na área.

Comunicação Alternativa

Outra especialidade do setor de Fonoaudiologia da clínica Áurica é a Comunicação Alternativa. O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication – AAC, então no Brasil, existem algumas terminologias como: Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), Comunicação Ampliada e Alternativa, Comunicação Alternativa. Mas em todas as expressões tem o mesmo objetivo, levar a criança a se comunicar de maneira funcional, dando a ela possibilidades de estratégias de acordo com a necessidade e potencial de cada um e acreditamos que em hipótese alguma, a comunicação alternativa inibe ou atrasa a fala, pelo contrário, ela vem de auxílio explorando e dando sentido no desenvolvimento da criança. Hoje existem vários tipos de comunicação e cada vez tem sido discutido novas e novas possibilidades de recursos e estratégias para implementação da comunicação. Alguns dos meios de comunicação existente:

 PECS (Picture Exchange Communication System), conhecido aqui no Brasil, como Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. É um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. São estabelecidas 6 (seis) fases, podendo apresentar variações de acordo com o paciente.

PODD – Pragmatic Organization Dynamic Display, ou na tradução do português (Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática). Recentemente no Brasil, houve a primeira formação do Curso Oficial ao Sistema Introdutório que permeia o uso de estratégias de Comunicação Multi-Modal para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação, criado pela Australiana Gayle Porter.

Livros com pranchas com vocabulário essencial e acessório, elaboração de comunicação e pranchas com uso PCS (Picture comminication symbols), sistemas de simbólicos para uso funcional da criança.
Além do uso de tecnologia eletrônica como o iPad e smartphone, com possibilidades de aplicativos gratuitos e pagos para o acesso a comunicação da criança.
Lembrando que cada criança tem um perfil singular, e mediante a avaliação que será possível identificar qual meio a criança pode se beneficiar melhor.