PediaSuit

Protocolo PediaSuit
É um programa de tratamento intensivo, com base em exercícios que são associados ao uso de um macacão ortopédico, macio e dinâmico. Esse macacão consiste numa órtese proprioceptiva e inclui chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados, todos interligados por bandas elásticas.

O Terapeuta Ocupacional brasileiro, Dr. Leonardo Oliveira, graduado na Keiser University, situada em Fort Lauderdale, no Estado americano da Flórida, desenvolveu o Protocolo PediaSuit, inspirado nas vestes anatômicas já existentes no mercado.

O Protocolo PediaSuit pode combinar a intervenção de diferentes modalidades terapêuticas, incluindo Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.
O conceito básico desse programa é o de criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo de modo funcional, restabelecer o correto alinhamento postural e a descarga de peso, que são fundamentais para a modulação do tônus muscular e do processamento sensorial, em especial no que se refere à propriocepção e ao sistema vestibular.
Com o uso do macacão terapêutico, o suporte e a pressão exercidos em todas as articulações, no contexto de um programa de terapia intensivo, facilita os registros sensório motores de padrões de postura e movimentos funcionais, sempre direcionados às necessidades clínicas individuais.

A duração desse protocolo de tratamento é de oitenta (80) horas, que devem ser realizadas em quatro (4) semanas. Esse tratamento intensivo é seguido de duas (2) semanas de manutenção, com a realização de seis (6) horas de terapia em cada semana. Todo esse ciclo deverá ser repetido, de acordo com a avaliação dos profissionais responsáveis, considerando as particularidades de cada paciente.
O tratamento é indicado para pacientes que apresentam atrasos ou alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, resultantes de diferentes condições clínicas, como Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância (Paralisia Cerebral), Síndromes, como a Síndrome de Down, Mielomeningocele, Microcefalia, Hidrocefalia, Traumatismo Cranioencefálico, Acidente Vascular Encefálico, Traumas Medulares, dentre outros.

O tratamento é indicado para pacientes que apresentam atrasos ou alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.