A Clínica Áurica

A Áurica – terapêutica especializada surgiu do sonho de oferecermos um atendimento especializado em neurologia, que abrangesse todas as fases do ciclo de vida. No início, ainda sem um nome definitivo, acolhemos a sugestão de dar um nome relacionado às estrelas ou à luz, porque esse já era o significado do nosso espaço, um local com o destino de iluminar. Buscamos inspiração na nomenclatura das estrelas e constelações para escolher um nome que nos identificasse. Encontramos a constelação “Aurigae” e daí, para pensarmos o nome “Áurica”, foi um passo, também iluminado. Assim, seguimos até hoje no caminho que busca o atendimento da qualidade e do diálogo interdisciplinar. Nossa equipe, que segue numa prática constante de especialização e aprimoramento, procura trazer a luz para iluminar nossas vidas, a vida dos nossos pacientes e de seus familiares.

Sócias

Cíntia de Menezes Fernandes Bernal

TERAPEUTA OCUPACIONAL - CREFITO 3/ 1133-TO

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP. Piracicaba, SP. (1982).

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Sorocaba, SP. (2004).

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Piracicaba, SP. (2008).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath pela Associação Brasileira de Fisioterapia. São Paulo, SP. (1990).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Advanced Baby Course pela Neuro-Developmental Treatment Association – NDTA/EUA e pelo Centro de Estudos em Neuroreabilitação – CERN. Rio de Janeiro, R.J. (2014).

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil, Ribeirão Preto, SP. (2018).

Integração Sensorial com Bebês pela Collaborative for Leardership in Ayres Sensory Integration – CLASI. (2017).

Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Western Psychological Services – WPS (2016) e University of Southern California Department of Occupational Science, USC. Ludens Cursos. (2018).

Curso Internacional DIR Floortime com as criadoras do método Serena Wieder e Rosemary White. Belo Horizonte, MG. (2018).

Curso Sensory Babies Processamento Sensorial no Desenvolvimento da Primeira Infância com Emily Hills e Lindsay Hardy pela GimIsense. (2018).

Formação introdutória no Modelo de Intervenção Precoce de Denver (ESDM), com Thiago Lopes pelo UCDavis/Mind Institute. (2018).

Integração Sensorial e Neuro-Desenvolvimento (NDT) – Bobath Combinando Abordagens de Intervenção em Crianças com Deficiências do Desenvolvimento COM Mary Katherine Hallway pelo Centro Ludens. Campinas, SP. (2019).

Cursos “Bebês se Movem – entendendo e intervindo com práxis na infância” e “O Essencial da Intervenção em Práxia para Crianças com Autismo”, ministrados por Teresa Ann May Benson, pela Associação Brasileira de Integração Sensorial (2019).

Raciocínio Clínico em Neurociência avançada em Integração Sensorial de Ayres pela GymISense – Curitiba, PR. (2020).

Formação para a intervenção nos problemas de alimentação, com capacitação na abordagem Get Permission Approach, com Marsha Dunn Klein pelo Instituto de Desenvolvimento Infantil (2020).

Experiência clínica e institucional com reabilitação de pacientes com quadros de deficiência física, sensorial, cognitiva e transtornos do espectro do autismo.

Atua como docente na Universidade de Sorocaba UNISO (1998-atual), onde leciona componentes curriculares ligados ao desenvolvimento infantil, à atuação da Terapia Ocupacional na infância típica e atípica, à reabilitação física e aos processos de inclusão social, além de desempenhar funções ligadas à pesquisa, extensão e gestão do curso.

Sócia proprietária da ÁURICA – Terapêutica Especializada, onde atua desde 1991 como terapeuta ocupacional responsável, realizando avaliação, diagnóstico terapêutico ocupacional e tratamento na área de neurologia infantil, intervenção precoce com bebês de alto risco, prematuridade, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual, síndromes, paralisia cerebral e transtorno do espectro do autismo, na interface com a família e a escola.

Giselli de Oliveira França

PSICÓLOGA - CRP 06/ 90106

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. São Carlos, SP. (2007).

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar – Campus Sorocaba. Sorocaba, SP. (2014).

Aprimoramento em Intervenção Multidisciplinar de Saúde Mental dentro do contexto escolar pela Associação Pró-Reintegração Social da Criança de Sorocaba. Sorocaba, SP. (2008).

Especialista em Psicologia Clínica pela Unicamp. Campinas, SP. (2010).

Atualização em Diagnóstico Psicológico Infantil, Ludoterapia e Orientação de Pais pelo Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados em Psicologia. São Paulo, SP. (2015).

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Terapia Racional Emotiva Comportamental – TREC – pelo Albert Ellis Institute, nível avançado (2016) e em atendimento infantil (2018) e demais atualizações em TREC. São Paulo, SP.
Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil. Ribeirão Preto, SP. (2018).

Avaliação pelo Sistema PROTEA – R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista Protea- Vetor Editora. São Paulo, SP. (2019).

Atualização em atendimento infantil na abordagem cognitivo comportamental – Intensivo em TCC, focada na Criança e Adolescente pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental- CETCC. São Paulo, SP. (2020).

Atualizações em Terapia do Esquema para adolescentes e adultos pelo Centro Pernambucano de Psicologia Aplicada. EAD (2020).

Atua clinicamente na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2008 e desde 2018, como sócia-proprietária. Realiza psicodiagnóstico e psicoterapia individual de crianças, adolescentes e adultos na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental. Avaliação de desenvolvimento infantil. Orientação a pais e cuidadores. Aulas e palestras voltadas ao desenvolvimento infantil e a educação afetivo-sexual de adolescentes. Supervisão para atendimento clínico para psicólogos na abordagem cognitivo comportamental.

Lilian Pinto Amaral

FISIOTERAPEUTA - CREFITO 6882-F

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP. Piracicaba, SP. (1985).

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Sorocaba, SP. (2003).

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Sorocaba, SP. (2016).

Especialização em Acupuntura pelo Centro de Estudos de Terapias Naturais S/C Ltda e CEATA – Centro de Estudos em Terapias Alternativas S/C Ltda. Sorocaba, SP. (2008).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath pela Associação Brasileira de Fisioterapia. São Paulo, SP. (1990).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Advanced Baby Course pela Neuro-Developmental Treatment Association – NDTA/EUA e pelo Centro de Estudos em Neuroreabilitação – CERN. Rio de Janeiro, RJ. (2014).

Curso Básico (2011) e avançado (2015) do Método Therapy Taping pela Therapy Tating Association. São Paulo, SP.
Formação em Integração Sensorial pela Ludens Cursos, com a autorização da University South of Califórnia e a Western Psychological Services – WPS. Campinas, SP. (2016).

Curso Certified TheraTogs Fitter- Level I & II pela Clínica de Reabilitação Therapies4Kids. São Paulo, SP. (2018).

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil. Ribeirão Preto, SP. (2018).

Curso Assessment of General Movements (GMA) pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR. São Carlos, SP. (2019).

Curso Infant Motor Profile (IMP) pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR. São Carlos, SP. (2019).

Curso Avaliação Neurológica Neonatal e Infantil de Hammersmith HNNE – HINE pelo Centro de Estudos em Neuroreabilitação- CERN. (2020).

Terapeuta Cuevas Medek Exercises Nível I – pelo Cuevas Medek Exercises® Center Chile. Curitiba, PR. (2020).

Curso Medição da função motora grossa – GMFM pela AACD Educação. São Paulo, SP. (2021)

Implantou e coordenou o curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba de 2010 a 2014, onde atuou também como docente.
Na Pontifícia Universidade Católica, PUC – Sorocaba foi docente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, eixo específico da Fisioterapia, de 2013 a 2016.

Sócia-proprietária da ÁURICA – Terapêutica Especializada, onde atua desde 1991 como fisioterapeuta, realizando avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e tratamento na área de neurologia infantil, intervenção essencial com bebês de alto risco, prematuridade, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes, paralisia cerebral, na interface com a educação.

Márcia do Carmo Oliveira França

IN MEMORIAN

Equipe Áurica

Aleandra Cardoso Lima

FONOAUDIÓLOGA - CRFª 2/ 18.245

Fonoaudióloga graduada pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio- CEUNSP, Itu, SP. (2011).

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São Paulo, SP. (2014).

Pós-graduação em Disfagia pela faculdade de Medicina do ABC. São Bernardo do Campo, SP. (2017).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Pediátrico pelo Centro de Estudos em Neuroreabilitação- CERN. Ribeirão Preto, SP. (2017).

Formação básica em Integração Sensorial para Autistas com ênfase nos processos de alimentação e comunicação pela Ludens Cursos. Campinas, SP. (2017).

Aprofundamento no Transtorno do Espectro Autista – Segredo do chá com conhecimentos nos métodos ABA e Modelo Denver de Intervenção Precoce em Autismo (nível introdutório). São Paulo, SP. (2017).

Formação do Curso Oficial ao Sistema Introdutório PODD – Pragmatic Organization Dynamic Display (em andamento) e estratégias de Comunicação Multi-Modal para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação, criado pela Australiana Gayle Porter. São Paulo, SP. (2017).

Formação em PECS (Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras) nível básico (2017) e avançado (2019) e Speech EZ® – programa estruturado especificamente para melhora a inteligibilidade de fala de crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI) pela Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância- ABRAPRAXIA. São Paulo, SP.

Aprimoramento em apraxia da fala na infância (AFI) pela Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância- ABRAPRAXIA. São Paulo, SP. (em andamento).

Atua na Clínica ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2015 com o público pediátrico, com intervenção precoce no desenvolvimento de comunicação, fala e linguagem.

Ana Claudia Moron Betti

TERAPEUTA OCUPACIONAL Crefito 3/14076 -TO

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de Sorocaba- UNISO. Sorocaba, SP. (2010).

Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR. São Carlos, SP. (2021 – em andamento).

Mestre em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. São Carlos, SP. (2021).

Aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional: uma visão dinâmica em neurologia pela Faculdade Método de São Paulo – FAMESP. São Paulo, SP. (2016).

Aprimoramento em Terapia Ocupacional na Atenção Psicossocial pela Universidade Estadual Paulista- UNESP/FMB. Botucatu, SP. (2012).
Curso técnico em Música pelo Conservatório Rogerio Koury. Sorocaba, SP. (2009).

Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Western Psychological Services/WPS / Ludens Cursos. Campinas. SP. (2016) e University of Southern California Department of Occupational Science/USC/ Ludens Cursos. Campinas, SP. (2018). 

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Pediátrico pela AconBobath Brasil. São Paulo, SP. (2020 – em andamento).
Raciocínio Clínico em Neurociência Avançada em Integração Sensorial de Ayres pela GymISense (2020). 

Cursos “Bebês se Movem – entendendo e intervindo com práxis na infância” e “O Essencial da Intervenção em Práxis para Crianças com Autismo” com Teresa Ann May Benson pela Associação Brasileira de Integração Sensorial (2019). 

Reabilitação Virtual – O uso dos games pela Terapia Ocupacional – Modulo I. RKT.O – Inovações tecnológicas em Saúde (2019).
Sensory-based Feeding and Eating Challenges. Ludens Cursos. Campinas, SP. (2019).

Formação introdutória no Modelo de Intervenção Precoce de Denver (ESDM) com Thiago Lopes pelo UCDavis/Mind Institute (2018). 

Treinamento Intensivo Teórico-prático no modelo DIR/Floortime. Interagindo – Espaço do desenvolvimento (2018).
Integração Sensorial para Indivíduos no Transtornos do Espectro Autista e Integração Sensorial em Ambientes Escolares – Ludens Cursos. Campinas, SP. (2018)

Intervenção no Modelo DIR/ Floortime – Curitiba, PR Cursos (2017).
Compreendendo as Disfunções do Processamento Visual na Integração Sensorial – Ludens Cursos. Campinas, SP. (2017).

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2019, realizando avaliação e acompanhamento em terapêutico-ocupacional com crianças com alterações no desempenho ocupacional, processamento sensorial e dificuldades alimentares.

Ana Priscila Oliveira Carlos

FONOAUDIÓLOGA CRFa 2/18547

Fonoaudióloga graduada pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP. Itu, SP. (2012).

Oficina em manobras orofaciais e pontos e zonas motoras da face com a fonoaudióloga Adriana Tessitore pela Oficina de Pontos Motores da Face. Campinas, SP. (2011).

Curso Teste da Linguinha com a fonoaudióloga Roberta Martinelli. Sorocaba, SP. (2013).

Interação entre Fonoaudiologia e Odontologia – noções gerais do trabalho fonoaudiológico junto a clínica de odontologia pela Fonoaudiologia e Odontologia. Campinas, SP. (2014).

Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia – CEFAC Saúde e Educação, São Paulo, SP. (2015) e pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Brasília, D.F. (2019).

Curso de Bandagem elástica Método Therapy Taping conceito de estimulação tegumentar pelo Gead Cursos. São Paulo, SP. (2016).

Terapeuta PROMPT – Nível I Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets pelo The PROMPT Institute. Campinas, SP. (2018).

Especialista em Disfagia pela Faculdade de Medicina do ABC- FMABC. Santo André, SP. (2020).

Formação no PECS (Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras) pela PECS-BRAZIL. São Paulo, SP. (2020).

Curso ABA e estratégias Naturalistas pelo Instituto Singular. São Paulo, SP. (2021).

Curso online de formação em Laserterapia aplicada à Fonoaudiologia pela Fonolaser. (2021).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Pediátrico pela AconBobath Brasil. São Paulo, SP. (2020).

Experiência em casos de paralisia cerebral, paralisia facial, distúrbios neurológicos degenerativos, Transtorno do espectro autístico, alterações de motricidade orofacial, dificuldades alimentares, disfagia, válvula de fala e casos ortodônticos ligados a Fonoaudiologia.

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2019, realizando diagnóstico fonoaudiológico e tratamento em pacientes com alterações nas funções de respiração, sucção, mastigação e deglutição atendimento ao público infantil e adulto.

Bruno Soares Segamachi

TERAPEUTA OCUPACIONAL - CREFITO 3/15009-TO SP

Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade de Sorocaba- UNISO. Sorocaba, SP. (2010).

Pós-graduação em “Terapia Ocupacional Aplicada à Neurologia” pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. São Paulo, SP. (2016).

Formação no conceito Neuroevolutivo Bobath (básico/pediátrico) pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação do Conceito Neuroevolutivo BOBATH – ABRADIMENE. São Paulo, SP. (2017).

Curso teórico e prático “Estimulação Elétrica Funcional (FES)” pela Ideal Qualificação em Saúde. Ribeirão Preto, SP. (2017)

Curso teórico e prático ” Órtese Para Membros Superiores (MMSS) – Básico” pela AACD. São Paulo. SP. (2017)

Curso de “Terapia por Contensão Induzida – Protocolo de Membros Superiores para Adultos e Crianças” pela Universidade Federal de São Carlos e pelo Grupo Contensão Induzida. São Paulo, SP. (2019)

Curso de “Reabilitação Virtual – O uso dos games pela Terapia Ocupacional” pela RKT.O Inovações Tecnológicas em Saúde. São Paulo, SP. (2019)

Curso ” Integração Sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica” pela Ludens Cursos. Campinas, SP. (2021)

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2017, realizando diagnóstico em terapia ocupacional e tratamento na área da neurologia infantil e adultos, além de confecção de órteses e adaptações.

Cristina Pontes Diener Rosa

FISIOTERAPEUTA - CREFITO 3/70311-F

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio- CEUNSP. Itu, SP. (2003).

Especialista em Fisioterapia Neurológica pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP. Piracicaba, SP. (2005).

Especialista no Método de Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo Neuromuscular RPG/RPM pelo Instituto Barreiros e Clínica Victoni. São Paulo, SP. (2006).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath (básico/pediátrico) pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação do Conceito Neuroevolutivo Bobath – ABRADIMENE. São Paulo, SP. (2008).

Aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil pelo Instituto Neurológico de São Paulo- INESP. São Paulo, SP. (2013).

Formação introdutória em Integração Sensorial pela Ludens Cursos. Campinas, SP. (2014).

Curso Avançado de Bebê – Conceito Bobath pela AconBobath Brasil. São Paulo, SP. (2018).

Treinamento Básico do PediaSuit Protocol™ e Terapia Intensiva com Gaiola de Habilidades pela Expansão Tecnologia Assistiva. São Paulo, SP. (2018).

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil, Ribeirão Preto, SP. (2018).

Terapeuta Cuevas Medek Exercises Nível I pelo Cuevas Medek Exercises® Center Chile. Curitiba, PR. (2020).

Atua clinicamente na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2006, realizando avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e tratamento nas áreas de neurologia infantil e de adultos, reeducação postural, intervenção essencial com bebês de alto risco, prematuridade, síndromes e paralisia cerebral.

Daniela Cristina Freitas Ferreira

FONOAUDIÓLOGA CRFa 2/9960

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP. Piracicaba, SP. (1999).

Especialista na área de Motricidade Orafacial com enfoque em Disfagia neonatal, pediátrica e adulto e no âmbito hospitalar pelo centro de Especialização em Fonoaudiologia- CEFAC. São Paulo, SP. (2004). 

Formação pela Rede Internacional em defesa do direito de amamentar IBFAN Brasil, como incentivadora e promotora do Aleitamento materno. São Paulo, SP. (2010).

Formação no método THERAPY TAPING- Bandagem aplicado a Fonoaudiologia pela Therapy Taping association. São Paulo, SP. (2012).

Formação no teste na ¨linguinha¨ com a instrutora FGA Roberta Martinelly. Sorocaba, SP. (2014). 

Formação em Eletroestimulação aplicada à Fonoaudiologia, com o instrutor Fgo Bruno Guimaraes. São José do Rio Preto, SP. (2014).

Formação em Análise Acústica dos sons da deglutição, com a instrutora Fga Rosane Sampaio. São Paulo, SP. (2016).

Formação em Estimulação Tátil Térmica Gustativa ETTG, básico e avançado, com a instrutora Fga Silvia Marra. São Paulo, SP. (2016 e 2018).

Formação na visão aplicada e integrada do desenvolvimento infantil, distúrbios alimentares, com a instrutora Fga Patrícia Junqueira, no Instituto de Desenvolvimento Patrícia Junqueira. São Paulo, SP. (2017).

Formação em Abordagem Integrativa para o desenvolvimento Infantil. Instituto de Desenvolvimento Patrícia Junqueira. São Paulo, SP. (2018). 

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição, com a instrutora TO Vanessa Madashi. Sorocaba, SP. (2019). 

Formação em Vídeofluoroscopia, prática e interpretação, com a instrutora Fga Ana Paula Brandão. São Paulo, SP. (2019).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Pediátrico pela AconBobath Brasil. São Paulo, SP. (em andamento).
Experiência consolidada na área de habilitação e reabilitação das dificuldades orais, comunicativas, proprioceptivas e alimentares, desenvolvendo a adaptação e organização das funções estomatognáticas (sucção, respiração, mastigação e deglutição) e em Disfagia no âmbito clinico e hospitalar.

Atua clinicamente na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2020, realizando avaliação, diagnóstico e tratamento na área de neurologia infantil, síndromes, paralisia cerebral e com crianças que apresentam comportamentos impactantes do desenvolvimento alimentar.

Fátima de Moraes Costa

FISIOTERAPEUTA - CREFITO 3 /47017 SP

Educadora Física graduada pela Faculdades Integradas de Guarulhos – FIG. São Paulo, SP. (1992).

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo – UNIBAN. São Paulo, SP. (2001).

Pós-graduação em Fisiologia e Biomecânica da Atividade Motora –Avaliação e Reabilitação pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia Hospital das Clínicas – CEGOM. São Paulo, SP. (2002).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath (básico/pediátrico) pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação do Conceito Neuroevolutivo BOBATH – ABRADIMENE. São Paulo, SP. (2005).

Curso Básico do Método Therapy Taping- Conceito de Estimulação Tegumentar. Sorocaba, SP. (2017).

Curso Avançado de Bebê – Conceito Bobath pela AconBobath Brasil. São Paulo, SP. (2018).

Formação introdutória em Integração Sensorial pela Ludens Cursos. Brasília, DF. (2018).

Treinamento Básico do PediaSuit Protocol™ e Terapia Intensiva com Gaiola de Habilidades pela Expansão Tecnologia Assistiva. São Paulo, SP. (2018).

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil. Ribeirão Preto, SP. (2018).

Treinamento Locomotor na Paralisia Cerebral – Neuroreabilitar – Clínica de Fisioterapia Neurofuncional. Caxias do Sul, RS. (2020).

Pós-graduação em Psicomotricidade pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. São Paulo, SP. (em andamento).

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2017, realizando avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e tratamento nas áreas de neurologia infantil e de adultos, intervenção essencial com bebês de alto risco, prematuridade, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes e paralisia cerebral.

Giseli Morelli Trevisan

PSICÓLOGA CRP 06/83539

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos, SP. (2005).

Formação em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos de Neurologia Prof. Dr. Antonio Branco Lefèvre – Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas – FMUSP. São Paulo, SP. (2018).

Curso de Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos de Neurologia Prof. Dr. Antônio Branco Lefèvre – Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas – FMUSP. Paulo, SP. (2020).

Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Conchas- FACON. Conchas, SP. (2017).

Tem experiência há mais de 10 anos em Educação Especial e Inclusão Escolar.

Atua na Áurica – Terapêutica Especializada desde 2020, com avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Jordana Maria Caruso Profeta

PSICÓLOGA CRP 06/157066

Psicóloga graduada pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Sorocaba, SP. (2019).

Curso de Introdução a Formação de Terapeutas Comportamentais – Terapia por Contingências de Reforçamento pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento – ITCR. Campinas, SP. (2018).

Projeto de Extensão na Delegacia da Mulher de Votorantim, atuando no acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Votorantim, SP. (2019)

Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (previsão de conclusão em agosto de 2021) e Certificação em Neurociências (conclusão em maio de 2021), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Modalidade on-line.

Extensão em Psicopatologia (conclusão em junho de 2021) e em Terapia Cognitivo Comportamental (conclusão em maio de 2021), ambos ministrados pela psicóloga Fernanda Landeiro. Modalidade on-line.

Formação em Terapia Cognitiva Comportamental focada na Infância e Adolescência (conclusão em setembro de 2021) pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental – CETCC. Modalidade on-line.

Atua na Áurica Terapêutica Especializada desde 2020, com psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos por meio da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

Juliana Borborema de Jesus Patricio

TERAPEUTA OCUPACIONAL CREFITO 3/18224

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de Sorocaba – Uniso. Sorocaba, SP. (2015).

Especialização em Terapia Ocupacional Pediátrica pela Faculdade Unyleya. São Paulo, SP. (2017).

Aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Gradual – Grupo de Intervenção Comportamental. São Paulo, SP. (2019).

Aplicadora Denver II – Teste de Screening do Desenvolvimento. São Paulo, SP. (2019).

Certificação Internacional em Integração Sensorial – CLASI EUA promovido pela GymISense. Curitiba, PR. (2020).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Pediátrico pela Associação de Instrutores Pediátricos do Conceito Bobath – BRASIL São Paulo, SP. (2020).

Possui cursos na área da Seletividade Alimentar, Motricidade Fina e Adaptações Escolares

Atua na Áurica Terapêutica Especializada desde 2019. Tem experiência nas áreas de intervenção precoce com bebês, crianças na fase pré-escolar e escolar, realizando avaliação, diagnóstico terapêutico ocupacional e tratamentos na área da neurologia infantil, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes e transtorno do espectro autista. 

Maria Luiza Poli

FONOAUDIÓLOGA - CRFª 2 /2397

Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. São Paulo, SP. (1983).

Formação no conceito Neuroevolutivo Bobath pela Associação Brasileira de Fisioterapia – básico/pediátrico. São Paulo, SP. (1993).

Formação específica no conceito Bobath para fonoaudiologia pelo Centro de Estudos Dra. Monika Müller com Rina Van Der Walt. Rio de Janeiro, R.J. (1996).

Curso Básico de Bandagem Elástica – Método Therapy Taping – Sorocaba (2017) e reciclagem para fonoaudiologia (2020).

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil. Ribeirão Preto, SP. (2018).

Curso Básico PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. São Paulo, SP. (2018).

Curso Básico de Snap+Core First (Comunicação Alternativa). Campinas, SP. (2019)

 Experiência de mais de 25 anos na área de Educação Especial e com o desenvolvimento específico de trabalho de Comunicação Alternativa/Aumentativa através do PCS (Picture Comunication Symbols).

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2016, com pacientes que apresentam distúrbios articulatórios e de linguagem; e pacientes com necessidades especiais, nas áreas de comunicação, motricidade oral e acompanhamento escolar.

Marli Teixeira Kondo



FONOAUDIÓLOGA E PSICOPEDAGOGA - CRFª 2- 2460

Psicopedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Marcos. São Paulo, SP. (1991).

Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. São Paulo, SP. (1983).

Especialização em Fonoaudiologia Clínica pelo CEFAC – Saúde e Educação. São Paulo, SP. (1985).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath pela Associação Brasileira de Fisioterapia. São Paulo, SP. (1993).

Formação específica em Conceito Neuroevolutivo Bobath para Fonoaudiologia pelo Centro de Estudos Dra. Monika Müller com Rina Van Der Walt. Rio de Janeiro, R.J. (1996).

Especialização em Motricidade Oral voltada à Ortodontia pelo CEFAC – Saúde e Educação. São Paulo, SP. (1998).

Título de Especialista em Motricidade Oral pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. São Paulo, SP. (1999).

Aprimoramento em Apraxia da Fala na Infância por Elizabete Carrara Fonoaudiologia. São Paulo, SP. (2018).

Aprimoramento em Amamentação e Disfagia Neonatal e Pediátrica pelo Núcleo de Estudos Cláudia Xavier. São Paulo, SP. (2019).

Realiza atendimento clínico com crianças, adolescentes e adultos.
Experiência de 35 anos em Fonoaudiologia Clínica no atendimento de pacientes com quadros neurológicos, distúrbios da motricidade oral, linguagem oral, escrita e aprendizagem.

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2017, realizando diagnóstico e tratamento Fonoaudiológico, em pacientes que apresentam quadros neurológicos, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e síndromes diversas; distúrbios da motricidade oral que envolvam a alimentação: disfagia, seletividade e recusa alimentar; distúrbios da motricidade oral ligados à Ortodontia; distúrbios de aprendizagem e distúrbios da linguagem oral e escrita.

Rodolfo Sanches Miguel

PSICÓLOGO CRP 06/82016

Psicólogo formado pela Universidade Paulista de Sorocaba. Sorocaba, SP. (2005).

Especialista em Análise Aplicada do Comportamento com ênfase em Transtornos do Desenvolvimento e Autismo pela UFSCAR. São Carlos, SP. (2016).

Curso: “Segurança em Crises Agressivas” – Associação de Amigos do Autista
(AMA). São Paulo, SP. (2009).

Curso VBMAPP – Comportamento Verbal – Lahmiei UFSCAR. São Paulo, SP. (2016).
Curso: “Organizando um Programa Psicopedagógico para Pessoas com Autismo na Abordagem TEACCH” – ministrado pela psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca. Sorocaba, SP. (2016).

II Curso Avançado para Administração do VB-MAPP e Ensino de Repertório Verbal para Crianças com TEA. São Paulo, SP. (2017).

Formação em Gestão Comportamental de Organizações pelo Núcleo Paradigma. São Paulo, SP. (2018).

Curso Sistema Educacional e Terapêutico da AMA (SETA). São Paulo, SP. (2018).

Curso “Guia de Habilidades Funcionais” IEAC. EAD (2018).

Curso VBMAPP em casos de Autismo – CIAB. Atibaia, SP. (2020).

Ferramentas para elaboração de recursos em teleatendimento. CBI of Miami. EAD (2020).

JASPER Introduction Seminar. EAD (2021).

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2019, no atendimento de crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e síndromes genéticas a partir da Análise do Comportamento Aplicada (ABA); orientação de pais; acompanhamento terapêutico de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista em ambiente escolar e coordenação de equipes de intervenção em TEA.

Sílvia Lays Stancker de Oliveira

TERAPEUTA OCUPACIONAL - CREFITO 3/ 101067 - TO SP

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de Sorocaba-UNISO. Sorocaba, SP. (2006).

Aprimoramento de Terapia Ocupacional em Reabilitação Física pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP. São Paulo, SP. (2008).

Formação na área de Libras pelo Instituto Mãos que Falam – Sorocaba, SP. (2009).

Formação em Reabilitação Neuropsicológica na criança, adulto, idoso e Demências pelo Espaço Viver com Arte. São Paulo, SP. (2010).

Curso de Mobiliário Infantil Adaptado e Adaptações para as Atividades de Vida Diária pela AACD. São Paulo, SP. (2010).

Especialização em Psicomotricidade pelas Faculdades Metropolitanas Unidas/FMU. São Paulo, SP. (2013).

Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR. Sorocaba, SP. (2014).

Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. São Paulo, SP. (2015).

Aperfeiçoamento “Aprimorando a rede de atenção intersetorial na atenção aos usuários de álcool e outras drogas” pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR. Sorocaba, SP. (2015).

Aperfeiçoamento em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. São Paulo, SP. (2016).

Especialização em Preceptoria no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa-IEP. Sorocaba, SP. (2017).

Formação Arte em Neuropsicologia: a aplicação de recursos artísticos em abordagens neuropsicológicas pelo Espaço Viver com Arte. São Paulo, SP. (2017).

Curso Básico do Método Therapy Taping – Conceito de Estimulação Tegumentar. Sorocaba, SP. (2017).

Curso Integração Sensorial: os princípios teóricos às especificidades da técnica pela Ludens. Campinas, SP. (2018).

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil. Ribeirão Preto, SP. (2018).

Formação em Reabilitação Cognitiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP. São Paulo, SP. (2019).

Certificação em Integração Sensorial pela University Southern California- USC/Ludens. Campinas, SP. (2019).

Curso de Raciocínio Clínico em Neurociência avançada em Integração Sensorial de Ayres pela GymISense. Curitiba, PR. (2020).

Curso sobre Seletividade alimentar na perspectiva da Terapia Ocupacional e Integração Sensorial pela Ludens Cursos. Campinas, SP. (2020).

Reabilitação Neuropsicológica na Psiquiatria pela Nexus Clinica. Belo Horizonte, M.G. (2020).

Curso de Auriculoterapia Chinesa pela Etcor. Sorocaba, SP. (2020).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Pediátrico pela AconBobath-Brasil. São Paulo, SP. (em andamento)

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2009, realizando diagnóstico em terapia ocupacional e tratamento com foco na abordagem em Integração Sensorial, estimulação psicomotora, reabilitação física, cognitiva e psicossocial.

Simone Velasco Bagatim

TERAPEUTA OCUPACIONAL - CREFITO 3/8034 - TO SP

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de Sorocaba – UNISO. Sorocaba, SP. (2001).

Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath (básico/pediátrico) pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação do Conceito Neuroevolutivo BOBATH- ABRADIMENE. São Paulo, SP. (2003).

Formação avançada no Conceito Neuroevolutivo Baby Bobath pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação do Conceito Neuroevolutivo BOBATH- ABRADIMENE. São Paulo, SP. (2008).
 
Formação introdutória em Integração Sensorial pela Ludens Cursos. Campinas, SP. (2014).

Fundamentos para o Desenvolvimento da motricidade Fina pela Ludens Cursos. Campinas, SP. (2014).

Curso de capacitação das Escalas Bayley de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena- Terceira edição – reconhecido pela AConBobath- Brasil. Ribeirão Preto, SP. (2018).

Curso Sensory Babies Processamento Sensorial no Desenvolvimento da Primeira Infância (Emily Hills e Lindsay Hardy) pelo Centro Ludens. Campinas, SP. (2018).

Integração Sensorial e Neuro-Desenvolvimento (NDT) Bobath Combinando Abordagens de Intervenção em Crianças com Deficiências do Desenvolvimento (Mary Katherine Hallway pela Ludens Cursos. Campinas, SP. (2019).

Atua na ÁURICA – Terapêutica Especializada desde 2002, realizando diagnóstico em terapia ocupacional, intervenção em paralisia cerebral, síndromes, prematuridade, atraso global do desenvolvimento e baixa visão.

Andréa Corrêa Ribeiro

SECRETÁRIA

Célis Regina Leme Góes

SECRETÁRIA