Psicologia • Psicopedagogia • Neuropsicologia

A Psicologia Clínica é uma área específica da Psicologia que busca proporcionar ao sujeito um espaço para sua singularidade e subjetividade por meio da relação e do vínculo entre eles. O psicólogo, de acordo com o seu referencial teórico e metodologias específicas, ouve, orienta e compartilha caminhos e possibilidades para que o sujeito possa fazer suas próprias escolhas. Entre as possibilidades de atuação destacam-se a prevenção, o aconselhamento, a orientação, a avaliação, o psicodiagnóstico, os encaminhamentos e a psicoterapia.Os atendimentos podem ser realizados a partir de diversas demandas e para todas as faixas etárias.

Psicologia Clínica Infantil

É a área que, mediante a observação e a interação com uma criança, permite ao psicólogo perceber e avaliar os diversos âmbitos do desenvolvimento físico, intelectual e psíquico infantil. As ferramentas fundamentais do trabalho do psicólogo infantil são a brincadeira e os desenhos (Ludoterapia), que é a forma da criança se expressar e demonstrar seus sentimentos e emoções.

Terapia Cognitivo Comportamental – TCC

Existem muitas formas de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que compartilham características, mas cujas conceitualizações e ênfases no tratamento podem variar. Porém em todas as formas de TCC, o tratamento está baseado em uma formulação cognitiva, sistema de crenças e estratégias comportamentais. Assim,a TCC parte do princípio de que são nossas representações de eventos internos e externos, e não o evento em si, que determinam nossas respostas emocionais e comportamentais

A base da TCC realizada aqui na Áurica, é a Terapia Racional Emotiva Comportamental – TREC – de Albert Ellis.  Na TREC o trabalho psicoterapêutico está baseado na demonstração da relação entre pensamentos irracionais e consequências disfuncionais, que podem ser tanto de caráter emocional como comportamental. Por meio de técnicas especificas de debate o terapeuta auxiliará o paciente a buscar uma formulação racional dos eventos e assim modificar suas emoções para um padrão saudável, produzindo uma mudança emocional e comportamental duradoura.

A terapia cognitivo comportamental tem sido amplamente testada e há muitos estudos científicos que demonstram sua eficácia para uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, problemas psicológicos e problemas médicos com componentes psicológicos. Uma relação mais completa pode ser encontrada em “www.beckinstitute.org”.

Trata-se de um modelo que pode ser utilizado com todas as faixas etárias, crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de fundamental práticas educativas como orientação de pais, famílias, casais e professores.

Neuropsicologia

Neuropsicologia é a ciência que estuda a organização cerebral e sua relação com o comportamento e a cognição, função que inclui inteligência, memória, atenção, raciocínio, visuopercepção, linguagem, dentre outras habilidades. É a ciência que encontra-se na interface entre a Neurologia e a Psicologia, associando as diversas manifestações comportamentais e cognitivas a seus correlatos cerebrais, podendo ser aplicada tanto no desenvolvimento normal quanto nos diversos quadros patológicos. 

Avaliação neuropsicológica:

A avaliação neuropsicológica, por sua vez, é o processo de investigação das funções cognitivas e comportamentais do indivíduo, de forma a verificar a presença de pontos fortes e fracos no perfil mental, associado ao funcionamento cerebral individual. A avaliação neuropsicológica é útil em diversos contextos, sendo capaz de auxiliar no estabelecimento de diagnósticos e de condutas terapêuticas a serem tomadas em cada caso. 

Indicação da avaliação neuropsicológica:

A avaliação neuropsicológica é indicada quando o indivíduo apresenta possíveis alterações em seu funcionamento cognitivo. Essas alterações podem impactar a adaptação ao meio social, acadêmico ou laboral e incluem: atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; crianças com dificuldades de aprendizagem; pessoas com dificuldades para se concentrar ou para se lembrar de coisas, fatos ou eventos; dificuldades na organização e planejamento no dia-a-dia; mudanças comportamentais bruscas, entre outros. Sugere-se a realização da avaliação neuropsicológica especialmente em casos de lesão encefálica e suspeita de diagnósticos neurológicos.

Dentre os quadros que costumam apresentar alterações cognitivas que demandam uma avaliação neuropsicológica podemos citar os seguintes:

Características da avaliação neuropsicológica

O processo de avaliação neuropsicológica utiliza diferentes instrumentos para investigar o perfil neuropsicológico do indivíduo. Após realização da entrevista inicial são aplicados testes, escalas e tarefas cognitivas que possuem evidências científicas de que são instrumentos adequados para avaliar as devidas funções cognitivas e comportamentais. O desempenho do indivíduo é comparado com aquilo que é esperado para sua faixa etária e/ou educacional, a fim de determinar se há comprometimento em alguma área específica ou global. Por fim, o paciente ou responsável recebe um relatório completo da avaliação realizada, com sugestões de condutas a serem tomadas de acordo com o que foi encontrado no processo de avaliação.