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Psicologia Clínica Infantil
É a área que, mediante a observação e a interação com uma criança, permite ao psicólogo perceber e avaliar os diversos âmbitos do desenvolvimento físico, intelectual e psíquico infantil. As ferramentas fundamentais do trabalho do psicólogo infantil são a brincadeira e os desenhos (Ludoterapia), que é a forma da criança se expressar e demonstrar seus sentimentos e emoções.
Terapia Cognitivo Comportamental – TCC
Existem muitas formas de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que compartilham características, mas cujas conceitualizações e ênfases no tratamento podem variar. Porém em todas as formas de TCC, o tratamento está baseado em uma formulação cognitiva, sistema de crenças e estratégias comportamentais. Assim,a TCC parte do princípio de que são nossas representações de eventos internos e externos, e não o evento em si, que determinam nossas respostas emocionais e comportamentais
A base da TCC realizada aqui na Áurica, é a Terapia Racional Emotiva Comportamental – TREC – de Albert Ellis. Na TREC o trabalho psicoterapêutico está baseado na demonstração da relação entre pensamentos irracionais e consequências disfuncionais, que podem ser tanto de caráter emocional como comportamental. Por meio de técnicas especificas de debate o terapeuta auxiliará o paciente a buscar uma formulação racional dos eventos e assim modificar suas emoções para um padrão saudável, produzindo uma mudança emocional e comportamental duradoura.
A terapia cognitivo comportamental tem sido amplamente testada e há muitos estudos científicos que demonstram sua eficácia para uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, problemas psicológicos e problemas médicos com componentes psicológicos. Uma relação mais completa pode ser encontrada em “www.beckinstitute.org”.
Trata-se de um modelo que pode ser utilizado com todas as faixas etárias, crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de fundamental práticas educativas como orientação de pais, famílias, casais e professores.
Neuropsicologia
Neuropsicologia é a ciência que estuda a organização cerebral e sua relação com o comportamento e a cognição, função que inclui inteligência, memória, atenção, raciocínio, visuopercepção, linguagem, dentre outras habilidades. É a ciência que encontra-se na interface entre a Neurologia e a Psicologia, associando as diversas manifestações comportamentais e cognitivas a seus correlatos cerebrais, podendo ser aplicada tanto no desenvolvimento normal quanto nos diversos quadros patológicos.
Avaliação neuropsicológica:
A avaliação neuropsicológica, por sua vez, é o processo de investigação das funções cognitivas e comportamentais do indivíduo, de forma a verificar a presença de pontos fortes e fracos no perfil mental, associado ao funcionamento cerebral individual. A avaliação neuropsicológica é útil em diversos contextos, sendo capaz de auxiliar no estabelecimento de diagnósticos e de condutas terapêuticas a serem tomadas em cada caso.
Indicação da avaliação neuropsicológica:
A avaliação neuropsicológica é indicada quando o indivíduo apresenta possíveis alterações em seu funcionamento cognitivo. Essas alterações podem impactar a adaptação ao meio social, acadêmico ou laboral e incluem: atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; crianças com dificuldades de aprendizagem; pessoas com dificuldades para se concentrar ou para se lembrar de coisas, fatos ou eventos; dificuldades na organização e planejamento no dia-a-dia; mudanças comportamentais bruscas, entre outros. Sugere-se a realização da avaliação neuropsicológica especialmente em casos de lesão encefálica e suspeita de diagnósticos neurológicos.
Dentre os quadros que costumam apresentar alterações cognitivas que demandam uma avaliação neuropsicológica podemos citar os seguintes:
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
- Transtorno do Espectro do Autismo
- Epilepsia
- Cranioestenose
- Hidrocefalia
- Tumor cerebral
- Dificuldades de Aprendizagem
- Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia e Disgrafia)
- Deficiência Intelectual
- Meningites
- Acidente Vascular Encefálico (AVE)
- Aneurisma cerebral
- Traumatismo Cranioencefálico (TCE)
- Demências
- Comprometimento Cognitivo Leve
- Doença de Parkinson
- Esclerose Múltipla
- Esclerose Lateral Amiotrófica
- Transtornos Psiquiátricos diversos
Características da avaliação neuropsicológica
O processo de avaliação neuropsicológica utiliza diferentes instrumentos para investigar o perfil neuropsicológico do indivíduo. Após realização da entrevista inicial são aplicados testes, escalas e tarefas cognitivas que possuem evidências científicas de que são instrumentos adequados para avaliar as devidas funções cognitivas e comportamentais. O desempenho do indivíduo é comparado com aquilo que é esperado para sua faixa etária e/ou educacional, a fim de determinar se há comprometimento em alguma área específica ou global. Por fim, o paciente ou responsável recebe um relatório completo da avaliação realizada, com sugestões de condutas a serem tomadas de acordo com o que foi encontrado no processo de avaliação.